PILATES

Entre as inúmeras vantagens do Pilates, destacamos o aumento da flexibilidade, a tonificação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, contribuindo, assim, para uma melhor postura, sem dores nas costas, além de ser um excelente aliado contra o stress diário.

COMO SURGIU

Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental, a partir destes conhecimentos desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a ter uma vida com mais qualidade de vida.

MÉTODO

É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade, define e tonifica o corpo, gera movimentos mais harmoniosos, e ajuda-nos a conhecê-lo melhor a nível físico e a nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

BENEFICIOS PARA A SAÚDE

É ideal para fortalecer os músculos das costas, evitar contraturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário estar doente para praticar Pilates – faz bem a qualquer pessoa.

  • Melhora a força, a flexibilidade e o tônus muscular
  • Reduz a fadiga
  • Fortalece os músculos sem causar dor nem danificar as articulações
  • Melhora a postura, a coordenação e o equilíbrio
  • Melhora a respiração
  • Aumenta a auto-estima
  • Reduz o stress
  • Tonifica a silhueta, alisa a barriga e ataca a celulite por completo

BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS

O relaxamento mental nota-se a partir do primeiro momento, além disso, o Pilates é uma ótima ajuda para se desligar de todos os problemas quotidianos e ajudar a equilibrar a mente.

É necessário que se concentre bastante, tanto na respiração como na realização correta dos exercícios, para, assim, conseguir desligar-se de todos os problemas e atingir o relaxamento mental.

ALIADO CONTRA O STRESS

Ajuda a liberar as tensões, como qualquer outro exercício, além de ensinar a respirar corretamente,  fundamental para realizar os exercícios corretamente e poder lidar com o stress em qualquer momento do dia-a-dia, capacitando o aluno a ter o controle mental.

Recomenda-se que o aluno pense e tenha sempre uma mente positiva, mesmo nos momentos mais adversos. De qualquer das formas, se não o conseguir, o exercício ajuda a relaxar tanto física como mentalmente.

RESULTADOS EM QUANTO TEMPO?

Cada sessão de Pilates dura cerca de uma hora. Praticá-lo três vezes por semana é o ideal, mas, com apenas duas sessões por semana já se verificam algumas mudanças.

Os resultados fisioterapêuticos notam-se muito precocemente (em cerca de três sessões). E os benefícios estéticos (corpo forte e tonificado) notam-se entre as sessões 30 e 40.

QUEM PODE PRATICAR?

O método Pilates não escolhe sexo nem idade. Conta com um grande número de exercícios de intensidade e dificuldade muito variáveis, que tanto se podem adaptar a crianças como a adultos, desde que o programa seja elaborado por um profissional competente, formado em fisioterapia ou Educação Física.

É ideal para mulheres que procuram um exercício tranqüilo, que as mantenha em forma, para homens que pretendam complementar outros exercícios e ganhar flexibilidade ou para idosos que queiram aumentar a sua resistência face aos desafios do quotidiano e fazer exercício sem correrem o risco de se lesionar.

PAULO KIAI – Vencedor do 4º ANEW GRAND PRIX in BRAZIL 2010. Terapeuta Holístico e Complementar, Consultor Pessoal, Palestrante interativo, e Chef em Gastronomia Saudável com mais de 10.000 atendimentos ao longo de mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento e promoção da qualidade de vida profissional e pessoal através de aconselhamentos e diversas técnicas terapêuticas com foco na prevenção e resgate da saúde, equilíbrio, bem-estar e manutenção da harmonia do individuo como um todo. Idealizador, editor e autor de diversos artigos e matérias focados em qualidade de vida publicados no site www.BEMESTAR.net– Contato: e-mail:paulokiai@yahoo.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *