PEDÔMETRO

Especialistas defendem que um pedômetro ajuda a manter a forma e perder peso. Quer saber porquê?

 

Chamam-lhe atividade física “acidental”: todos a fazemos sem ter consciência. Andar a pé é um dos exercícios mais naturais, benéficos e econômicos. Mas se quase todos sabemos quantas vezes vamos a academia por mês, poucos são os que sabem quantos passos dão por dia.

 

Quantos passos temos que dar para sermos mais saudáveis? 10.000 Passos para a Saúde

 

Sabia que para cada 10 minutos de caminhada em ritmo moderado conseguimos dar entre 1.000 a 1.500 passos? E que, geralmente, as pessoas sedentárias apenas caminham cerca de 3.000-4.000 passos por dia?

 

Como funciona um pedômetro?

Recorrendo aos princípios da inércia, aceleração, desaceleração e equilíbrio, um pedômetro funciona através de sensores que reconhecem o movimento envolvido numa passada. Seja de forma mecânica, com um mecanismo de pêndulo e mola que mede o movimento vertical das ancas, ou electrónico, que detecta o impacto de pé ao bater no chão.

 

Nos últimos anos, os meios de transporte e a evolução tecnológica – elevadores, controle remoto, plataformas móveis, escadas rolantes – levou a população a uma drástica redução do trabalho muscular e dos nossos níveis de atividade física no dia a dia.Uma das estratégias interessantes para inverter esta tendência é  pedômetro – disponível em lojas de esportes e joalherias – para a contagem do número de passos dados por dia é uma habito fácil de introduzir no dia a dia alem de ser bastante acessível para toda a gente. Este procedimento permite também classificar se cada pessoa é ou não ativa. É recomendável que cada pessoa efetue mais de 10.000 passos por dia, apesar de valores superiores a 7.500 passos por dia serem considerados aceitáveis. Naturalmente, cada pessoa deverá verificar quantos passos realiza em média por dia e por semana e, após esse teste, poderá incrementar semanalmente esse valor, em 500-1.000 passos, até atingir o objetivo sugerido.

 

É científico: Funciona.

Pode um aparelho pequeno como um pager e simples como um relógio ser eficaz para perder peso? Investigadores compararam nove estudos com pedômetros e relataram as conclusões na revista científica Annals of Family Medicine: os participantes que o usaram para motivar a marcha diária conseguiram uma perda de cerca de meio-quilo em 10 semanas, sem recurso a qualquer outra alteração de estilo de vida. Em Julho, o Diabetes Research Group, grupo de investigação sobre a diabetes sediado na Universidade de Newcastle, relatou que o uso de um pedômetro (45 min/dia) pode ajudar os diabéticos a controlar a doença.

Uma das mais significativas meta-análises foi publicada no Journal of the American Medical Association e reviu 26 estudos, num total de 2767 pessoas. De uma forma geral, os participantes aumentaram o nível de exercício físico em 26,9% desde que começaram a usar um pedômetro, correspondentes, em média, a mais 2183 passos. Ficou a ganhar a saúde: os participantes também reduziram o IMC (Índice de Massa Corporal) em 0,38% e a pressão arterial sistólica em 3.8 mm Hg [*3].

 

Para as pessoas com excesso de peso e/ou obesidade, aconselha-se, primeiramente, consultar o seu médico para que ele verifique a sua condição e aconselhamos a orientação de um professor de educação física que poderá prescrever também outros tipos de exercícios, procurando despender 150 minutos ou mais de atividade física moderada por semana.

 

A CONSIDERAR:

OBJETIVO: Atingir a meta de 10.000 passos por dia, 5 dias da semana.

 

* Aproveite os percursos curtos para caminhar um pouco. Comprar pão, ir ao banco, tomar café ou levar o(a) filho(a) à escola são pequenos exemplos de um grande leque de oportunidades.

 

* Estacione o carro um ou dois quarteirões mais distantes do seu local de trabalho.

 

* No estacionamento do trabalho ou num shopping, estacione longe da porta de entrada ou num dos pisos inferiores (mas não se esqueça que as escadas, mesmo escondidas, estarão lá!).

 

* Aproveite a hora de almoço para caminhar 15 a 20 minutos e o período pós-jantar para caminhar um pouco com a família.

 

* Convide os seus familiares, amigos e colegas para o acompanharem nos mais diversos momentos de atividade física e fazerem deste ritual mais uma oportunidade para um estilo de vida ativo e saudável.

 

REFERÊNCIAS:

 

– A Meta-Analysis of Pedometer-Based Walking Interventions and Weight Loss, Annals of Family Medicine 6:69-77 (2008)

 

– Pedometers and text messaging to increase physical activity: randomized controlled trial of adolescents with type 1 diabetes, Diabetes Care 32(5):813-5, Maio de 2009

 

– Using Pedometers to Increase Physical Activity and Improve Health, The Journal of The American Medical Association 298(19):2296-2304 (2007)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *